Ir para conteúdo

Embreagem

embragem-do-carro

Componente importantíssimo para o veículo, a embreagem é um dos itens principais do veículo quando o assunto é dirigir. Em carros de corrida, é utilizado um sistema totalmente sofisticado para que os carros alcancem o máximo do seu potencial.

Embreagem de carros de corrida
Embreagem de carros de corrida

Em carros comuns, ela também é utilizada, mas com um sistema mais simples, com basicamente o mesmo principio. Vamos ver agora como ela funciona.

O que é embreagem

Ela faz parte do sistema de transmissão do veículo. É responsável por transferir a força do motor para a caixa de câmbio, de maneira que essa força chegue até as rodas do veículo, diminuindo o impacto. Graças a embreagem, a troca de velocidades da caixa de câmbio é feita suavemente e consequentemente o desgaste entre a caixa de câmbio e o motor é diminuído drasticamente. A embreagem fica entre o volante do motor e a caixa de câmbio. Ela é composta por três peças principais: o disco, o platô e o rolamento.

Posição do disco de embreagem
Posição do disco de embreagem

Como funciona a embreagem?

Ao contrário do que muitos imaginam, a embreagem sempre está acoplada ao volante do motor. Quando acionamos o pedal, o disco se desprende do volante para que possa ser feita a alteração de marcha/velocidade. Esse movimento é feito pelo platô que funciona como um pistão aliviando a pressão do disco na hora da troca de marcha. Quando soltamos o pé da embreagem, o platô volta a exercer essa pressão ao disco, acoplando-o novamente ao volante do motor.

Kit embreagem comum
Kit embreagem comum

Problemas mais comuns e prevenção

O mau uso da embreagem faz com que suas peças sofram um desgaste excessivo, obrigando a fazer trocas prematuras em seus componentes. É importante sempre fazer a substituição de todas as peças do sistema, com exceção de alguns casos específicos.

Disco de embreagem gasto
Disco de embreagem gasto

Sempre que estiver dirigindo, pise na embreagem somente quando necessário, para evitar danos na peça. Evite ficar com o carro engatado quando estiver parado, pois isso faz com que o platô fique acionado desnecessariamente, diminuindo o seu tempo de vida. Faça trocas de marchas de acordo com a necessidade do veículo. Na hora de reduzir a marcha, reduza uma por vez sem pular, pois a brusca redução de marchas faz com que os giros do motor aumentem muito rápido, e isso pode causar um impacto muito forte no disco e na caixa de câmbio, danificando diversas peças do carro. Não controle o carro parado em decida pela embreagem, isso também gera uma sobre carga no disco, o que leva a troca prematura dos componentes.

Trocando disco de embreagem
Trocando disco de embreagem

Categorias

Mecânica

Tags

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s