Ir para conteúdo

Retifica de Motor

Alguns problemas provocados pelos desgastes em função da idade ou do excesso de utilização do motor — ou até mesmo por mau uso dele — podem fazer com que o veículo precise passar por um procedimento importantíssimo: a retifica de motor.

 

substituir-pecas-ou-retificar-motor

Os sinais da necessidade de uma retifica de motor

Quando o motor está internamente desgastado, isso gera folgas grandes entre os cilindros e os anéis dos pistões — e também entre as o virabrequim e as bielas. Esse tipo de situação também pode ser provocado por um motor “fundido”.

Entre os indícios que apontam que a retifica de motor é algo necessário estão a falta de potência, a produção de um ruído “metal com metal” ao acelerar, fumaça excessiva, velas e ponteira do escapamento encharcadas de óleo, além da notável falta de compressão nos cilindros do motor.

Outro sintoma comum de um motor que necessita ser retificado é o consumo incomum de óleo. Isso ocorre porque, como existe uma folga entre os cilindros e os anéis dos pistões, o lubrificante acaba entrando na câmara de combustão e queimando junto com o combustível. O resultado disso é uma fumaça azulada, bem típica dos motores com esse defeito.

Quando a retifica de motor deve ser feita

O trabalho de retifica de motor se refere à retirada dessa peça do veículo e seu desmonte completo para que todos os itens possam ser analisados. Além disso, é feita uma verificação da necessidade de troca ou reparação das peças.

O que deve ser entendido é que nem sempre esse tipo de conserto é algo que vale a pena ser feito. Caso os custos da retifica ultrapassem a metade do valor do veículo, o ideal é pesquisar quanto vale o carro no estado que ele se encontra e pensar em uma possível venda. Se não for o caso, a retífica acaba se tornando realmente uma ótima opção.

Considerações importantes para a retifica de motor

O motor deve estar perfeitamente dentro das medidas e tolerâncias que o fabricante recomenda, tendo em vista que todas as suas peças giram em uma velocidade altíssima. Para que tudo funcione devidamente após o motor ser retificado, o ideal é fazer a substituição das peças utilizando artigos originais de fábrica.

Nunca se esqueça de levar o veículo ao seu mecânico de confiança para que sejam realizadas as manutenções periódicas. Outros pontos importantes: jamais negligencie uma troca de óleo e esteja sempre atento às condições da correia dentada.

Caso você não saiba se o seu veículo já passou por uma retifica de motor ou se ele necessita de um trabalho desse tipo, um mecânico experiente estará apto a verificar as medidas do cilindro e analisar se o serviço pode ser feito. Se for o caso, as opções vão de substituir o bloco do motor ou até mesmo prensar um tubo de aço no cilindro para que este recupere as dimensões de fábrica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s